Por Carlos Milhor.
Acirn participou, nesta quarta-feira (17.4.19), como convidada na reunião na sede da CDL onde a pauta foi a obra da Av. Eng. Roberto Freire.
O governo do estado, através do DER, nos apresentou há algumas semanas, uma proposta que utiliza trincheiras em alguns pontos da avenida. Serão identificados pontos de retenção de veículos, que o diretor do DER chama de "gargalos".Essas propostas de construção de trincheiras, viadutos e túneis são soluções ultrapassadas, onde se dava prioridade ao transporte individual motorizado em detrimento aos demais.
Em tal reunião, todos foram unânimes (representantes dos empresários locais, dos morados de Ponta Negra, de técnicos em mobilidade e da Acirn) , quanto a haver outra solução sem ser a de utilização de trincheiras, mergulhos ou elevações que desconfiguram o espaço prejudicando a cidade em função do automóvel.
Portanto, a proposta da ACIRN é que se desenvolvam estudos aprofundados, com levantamento de dados, para que todos os modais sejam contemplados no projeto de forma equitativa, tomando não só o devido cuidado às diretrizes legislações pertinentes, como também mas haja soluções advindas da própria sociedade.
O presidente Canutto, da Acirn, demonstrou na reunião que nossa associação, juntamente com a Aspoan, já apresentou ao DER uma proposta para um termo de referência no qual a proposta é transformar a Roberto Freire num Boulevard, ou seja, uma via adequada a pedestres, ciclistas, transporte coletivo e demais modais, em harmonia com o entorno, resgatando assim a via como espaço público e não apenas como pista de rolamento para veículos individuais motorizados.
Essa discussão do projeto da Roberto Freire vai continuar em pauta, pois há interesse por parte de alguns atores sociais em "melhorias" na via, temos que ficar atentos para que uma obra urbana de tamanha importância não seja imposta de cima para baixo na cidade de forma autoritária e sem participação social nas decisões conceituais e de detalhes que só nós como ciclistas e pedestres sabemos dar a devida importância.
Mais especificamente quanto à ideia do Boulevard, esta foi levantada por Chico Iglesias da Aspoan durante nossos encontros para discutir propostas para a Roberto Freire.
Creio que será um espaço que agregue valor aos aspectos urbanos da cidade de Natal, que é muito carente disso.
A beleza natural faz com que nos esqueçamos das características urbanas, dos aspectos de paisagem urbana.
Precisamos resgatar isso na cidade de Natal. Mas infelizmente, ocorre que os gestores estão trabalhando em grandes obras na cidade com soluções "rodoviaristas" pecando quanto às noções de urbanismo.
Considero essas intervenções equivocadas, tanto na Roberto Freire, quanto na BR101 e no pró-transporte. Essas grandes intervenções não podem ser tratadas como projetos viários, mas sim como projetos de intervenção urbana, onde faz-se necessário a presença obrigatória de urbanistas e paisagistas no desenvolvimento dos conceitos.
Pelo que sei até agora, todas as soluções para esses projetos partiram de conceitos de engenharia de tráfego, o que está equivocado por princípio.
Não há solução viável para a cidade contemporânea que não seja sistêmica, apoiada no conceito de mobilidade urbana e não em fluxo de veículos individuais motorizados.
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